Manutenção

MANUTENÇÃO ELÉTRICA 

 

Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada, por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamento com falha.

 

Vantagens:

Muitos profissionais acreditam que não existe vantagem na manutenção corretiva, porém, quando existem equipamentos de baixa criticidade e que os custos envolvidos em um eventual reparo são inferiores aos custos de um acompanhamento por inspeções ou manutenção preventiva, pode ser adotada a manutenção corretiva como a melhor estratégia de manutenção.

Desvantagens:

O problema da manutenção corretiva é quando ela não é adotada como uma estratégia e apenas pelo fato de não existir atividades preventivas.

Podemos destacar as principais desvantagens:

Altos custos de mão-de-obra, peças e serviços;

Tempo de máquina e instalações inoperantes;

Causar perda de produção;

Causar acidentes, danos ao meio-ambiente;

 

A manutenção preventiva e preditiva de qualquer equipamento elétrico pode ser considerada como um dos ramos da técnica que mais evolui na atualidade, pois se constitui em uma poderosa ferramenta para garantir o funcionamento continuo das instalações responsáveis pelo suprimento e aproveitamento de energia elétrica.

 

A CANAG executa serviços de Manutenção diversos, desenvolvendo as mais variadas atividades em instalações prediais e industriais:


Planejamento de Manutenção;
Manutenção Eletrotécnica;
Inspeção de Equipamentos;

Elaboração de rotinas de inspeção;

Verificação de aquecimento, tensões desequilibradas, harmônicos;

Verificação de vibrações e temperatura de mancal em motores;

Inspeção Termográfica;

Análise de qualidade de energia;
Manutenção de quadros elétricos;
Medição de resistência de aterramento;
Verificação e localização de perdas;
Laudos técnicos;

 

CORRETIVA

CORRETIVA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

CORRETIVA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

CORRETIVA - ILUMINAÇÃO

CORRETIVA - ILUMINAÇÃO

CORRETIVA-PAINÉIS ELÉTRICOS

CORRETIVA-PAINÉIS ELÉTRICOS

CORRETIVA-ILUMINAÇÃO INDUSTRIAL

CORRETIVA-ILUMINAÇÃO INDUSTRIAL

CORRETIVA-EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

CORRETIVA-EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

 

 

Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.

É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante. Enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas do equipamento, as lubrificações periódicas, os planos de inspeção de equipamentos e os planos de calibração e de aferição de instrumentos. 

A manutenção não aumenta a confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Vantagens:

Reduzir o envelhecimento ou degeneração dos equipamentos;

Melhor estado técnico operacional dos equipamentos;

Atuar antes das intervenções corretivas que geram altos custos;

Reduzir os riscos de quebras nos equipamentos;

Realizar os reparos nas melhores condições para a operação;

Programar os trabalhos de conservação.

 

Desvantagens:

Má concepção ou definição dos trabalhos;

Má preparação de trabalho, falha em tempos ou fases;

Erros no aprovisionamento ou gestão de estoques;

Má organização da manutenção dos tipos preventivo e corretivo;

Erros na contratação e sub-contratação;

Maus métodos operacionais que afetam o rendimento ou qualidade de execução.

 

PREVENTIVA

PREVENTIVA - EQUIPAMENTOS

PREVENTIVA - EQUIPAMENTOS

PREVENTIVA - PAINÉIS ELÉTRICOS

PREVENTIVA - PAINÉIS ELÉTRICOS

PREVENTIVA-CALIBRAÇÃO INSTRUMENTOS

PREVENTIVA-CALIBRAÇÃO INSTRUMENTOS

 
Saiba + Preventiva

 

Cojunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Termografia, Análise de Óleo, etc.) orientados para o monitoramento de máquinas e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

Trata-se de um meio de se melhorar a produtividade, a qualidade do produto, o lucro, e a efetividade global de nossas planta industriais de manufatura e de produção

Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;

Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;

Impedir propagação dos danos;

Maximizar a vida útil total dos componentes de um equipamento;

 

Para os mecânicos, a manutenção preditiva monitora a vibração da maquinaria rotativa numa tentativa de detectar problemas incipientes e evitar falha catastrófica. Para os eletricistas, é o monitoramento das imagens infravermelhas de circuitos, de chaves elétricas, motores, e outros equipamentos elétricos para detectar problemas em desenvolvimento. A premissa comum da manutenção preditiva é que o monitoramento regular da condição mecânica real, o rendimento operacional, e outros indicadores da condição operativa das máquinas e sistemas de processo fornecerão os dados necessários para assegurar o intervalo máximo entre os reparos. Ela também minimizaria o número e os custos de paradas não-programadas criadas por falhas da máquina.A manutenção preditiva não é meramente monitoramento de vibração ou análise de óleo lubrificante ou de imagens térmicas ou qualquer das outras técnicas de teste não destrutivo que tem sido marcadas como ferramentas de manutenção preditiva. A manutenção preditiva é uma filosofia ou atitude que usa a condição operacional real do equipamento e sistemas da planta industrial para otimizar a operação total da planta industrial

PREDITIVA

PREDITIVA-TERMOGRAFIA

PREDITIVA-TERMOGRAFIA

PREDITIVA - VIBRAÇÕES

PREDITIVA - VIBRAÇÕES